Pois é! Graças ao colega Luís "Sebastião Salgado" Costa, também conhecido simplesmente por Luís Costa ou simplicissamente por "lukosta", temos hoje no menu nada mais nada menos que as couves da "BuenosAires"!... E o que mais abaixo podem ver!... :-)
Aqui estão elas, em duas poses de 1987!
Mas nem só de couves vivia a "Buenos Aires"!. Também havia por lá uns galinácios!
Para lá chegar era preciso passar por alguns "obstáculos", nomeadamente a entrada e o átrio interior. Aquele era o reino do Sr. Pereira, "contínuo" residente no local e que se pode ver na última foto.
E já agora: não há lá por casa uma caixa com fotos do ISEG de antigamente? Vá lá! Aproveitem o próximo feriado e as férias de Natal para descobrir as preciosidades que andam escondidas. Sigam o exemplo do Luís, a quem se agradece a colaboração. O pagamento de royalties fica para depois...
Aproveitem agora pois é a única oportunidade de ficarem indelevelmente ligados às comemorações dos 100 anos do nosso Instituto...
Um blogue com fotos do ISEG/UTL (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa) e dos seus arredores. Mas não são só fotos. Pretende-se também, através de pequenos textos, dar a conhecer a zona de Lisboa em que o Instituto se insere e, particularmente, conhecer a história escondida por detrás de cada rua, de cada edifício principal. Trata-se de um blogue individual, não tendo a instituição ISEG qualquer responsabilidade pelo mesmo.
sábado, 4 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Sua Excelência o Sr. Borges Carneiro!
De seu nome completo Manuel Borges Carneiro, é considerado um dos heróis do movimento liberal de 1820. Nasceu em Resende a 2 de Novembro de 1774 e morreu em Oeiras a 4 de Julho de 1833.
A ficha toponímica da Câmara Municipal de Lisboa contém o essencial da vida de Borges Carneiro. Mais informação sobre a sua vida e época pode ser vista aqui.
O nome da rua foi atribuído por decisão da Câmara de Lisboa de 18 d Agosto de 1879, quase meio século depois de ele ter morrido no forte de São Julião da Barra onde se encontrava preso na sequência da subida ao trono do rei (absolutista) D. Miguel.
Na ficha toponímica pode ler-se, nomeadamente:
"Deputado nas Cortes Constituintes, com notável actividade de jurisconsulto, logo se tornou uma das principais figuras do Sinédrio e da revolução liberal. Interveio activamente nas Cortes de 1820 e na preparação da Constituição de 1822, através da qual foram extintas a Inquisição, a Intendência Geral de Polícia, o Tribunal da Inconfidência, a Mesa da Consciência e Ordens, o Desembargo do Paço, a tortura, os direitos banais e as coutadas, os privilégios de foro especial e de aposentadoria e onde se providenciou em relação à Universidade de Coimbra, à Companhia dos Vinhos do Alto Douro, e à agricultura em geral.
Foi demitido pelo golpe da Vilafrancada. Recuperou o seu cargo no Porto, em 1826, e em 1828, em Lisboa. Com a ascensão ao trono de D. Miguel foi preso e veio a morrer no forte de São Julião da Barra, de febre-amarela. "
Fotos antigas (cerca dos anos 60) da Rua Borges Carneiro.
Prédio na esquina com a Rua do Quelhas, no alto da rua
Vista parcial da rua, sensivelmente a metade superior da mesma
Colégio existente perto do cruzamento com a Calçada da Estrela
Post Scriptum:
Vista actual da primeira e da última foto acima
Na Obra das Crianças da Freguesia da Lapa o jardim existente na foto mais antiga
foi "promovido" a cimento armado... C'est la vie!...
Subscrever:
Mensagens (Atom)