quarta-feira, 25 de maio de 2011

100 anos do ISEG comemorados... em Dili, Timor Leste! E esta, hem?!...

Pois é: retomo as "entradas" neste blogue para dar conta de um acontecimento "faustoso"!... :-) Nem mais, nem menos que a comemoração do 100º aniversário do ISEG... em Dili, onde me encontro neste momento!

Então foi assim...

Depois de hesitar sobre "vou, não vou, vou! Não! Não vou!" a Lisboa para participar de corpo presente na sessão solene comemorativa dos 100 anos da nossa Escola/"casa", acabei por decidir não ir. Mas não ir é uma coisa e não comemorar é outra bem diferente!...
Por isso lembrei-me de tocar a rebate e tentar descobrir que outros "filhos da Escola" --- "prontes"!, Tá bem! Este é um termo tomado de empréstimo da Marinha mas que se aplica perfeitamente aqui! --- estavam em Timor Leste. Palavra passa palavra e cheguei ao bonito número de uma dúzia e meia, um deles "desterrado" em Baucau, a segunda cidade do país. Curiosamente este, o Henriques de Jesus, foi o mais fácil de indentificar porque é setubalense como eu e andamos juntos desde... os 10 anos!... E concluimos o curso nessa maravilhosa "fornada" de 1972!

Depois, mais um aqui, outro acolá, descobri 3 no BNU/CGD, mais 3 no próprio banco central (onde estou) --- mas uma está fora do país --- mais uma que está no programa "Contacto" mas que conhece mais outros, etc, etc, etc.

"Arrolados" os ex-alunos, foi combinada a função para as 19h de segunda feira, dia 23, de modo a coincidir (estamos 8h à vossa frente...) com a sessão solene.
Entretanto, já tinha estado a falar com o nosso Presidente, o João Duque, a quem informei que cerca das 11h30m de Portugal lhe iria enviar uma mensagem informando da nossa reunião e desejando as maiores feliciadades para os próximos 100 anos!

E assim foi: cerca das 11h40m/19h40m enviei a mensagem assinada por mim próprio (o "katuas"=mais velho português presente e pelo Abílio Araújo, o "katuas" timorense, que frequentou o ISEG a partir de 1971 --- ele recordava que na altura foi visto como uma "ave rara" pois foi o primeiro timorense a frequentar o Instituto).

Os colegas foram chegando e juntámo-nos 14 pois um outro foi para Jakarta com o ministro de quem é assessor, outros dois ficaram "presos" no Ministério da Solidariedade e Segurança Social preparando material para uma reunião do Conselho de Ministros e a outra... esqueceu-se e foi para "os distritos", a forma usada aqui para dizer que foi para fora de Dili.

Foi uma noite MUITO agradável, em que se fez um brinde ao ISEG e ao seu futuro e onde se gritou também "Viva o ISEG!". Emocionante para todos, sem dúvida.
E mais emocionante foi quando soubémos que o nosso (do ISEG, não o outro...) se tinha referido à nossa mensagem e aproveitado para saudar todos os outros "filhos da Escola" espalhados pelo mundo, contribuindo, na medida das suas capacidades, para o desenvolvimento dos países em que trabalham.

 PARABÉNS A VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA!...

 "Nós somos lo grupio, generoso e bom!..."

Abílio Araújo, primeiro aluno timorense a frequentar o ISEG, a partir de 1971. É hoje um dos mais importantes empresários timorenses e líder de um dos vários partidos políticos do país.

 "Salenda" timorense mandada executar para o efeito. Será oportunamente entregue a quem de direito: ao ISEG, através do seu Presidente

 Outro aspecto da mesa de confraternização dos antigos alunos do ISEG ora em Timor Leste

O Joaquim Fernandes, o último timorense a deixar o ISEG depois de terminados os seus estudos, e a Joana Sampainho, a portuguesa que deixou as paredes do Instituto há menos tempo, apagam o bolo de velas com as cores do ISEG confeccionado para a ocasião

2 comentários: