quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ainda as "Francesinhas"...

Como é sabido, os edifícios novos do ISEG, nomeadamente os dois "Francesinhas", foram construídos em terrenos que reverteram para o Instituto por troca com a "Buenos Aires".
Nesses terrenos existiam instalações da Direcção Geral de Saúde. Uma foto obtida na internet e tirada do ISEG dá uma ideia do aspecto das mesmas.

Antigos edifícios da Direcção Geral de Saúde nas "Francesinhas"
(Fonte: aqui)

Note-se o lado esquerdo da imagem: aí se pode verificar que antes do prédio que está na esquina da R. Miquel Lupi com a Calçada da Estrela havia um espaço vazio.
Outra foto documenta isso mesmo.

R. Miguel Lupi, 14 (antes)

R. Miguel Lupi, 14 (depois; prédio "das embaixadas")

Ainda voltando às "Francesinhas", "entalada" entre os terrenos do ISEG e os da DGSaúde existia um edifício forrado a azulejos (verdes) onde estava instalada a esquadra da polícia que agora se encontra na Travª Miguel Lupi.

Esquadra da PSP (Fonte: aqui)

Este edifício ocupava sensivelmente a zona que agora serve de entrada do ISEG pela Rua das Francesinhas.

1 comentário:

  1. Corria o ano de 1985, a tinta da minha carta de condução ainda não tinha secado, quando resolvi levar a "bomba" emprestada para o ISEG. Na bagageira o saco com o equipamento para uma futebolada pós-lectiva na "caixa de fósforos" (onde estão as fotos?) a contar para o compeonato interno. À falta de melhor lugar deixei a viatura em local indevido na Almeida Brandão junto ao muro do actual IDP.
    Quando lá voltei o carro tinha sido "roubado." Por esse motivo dirigi-me aflito à esquadra das Francesinhas (na foto) e lá fiquei a saber que os agentes locais tinham sido os autores do "roubo."
    Mas antes do simpático chefe me ter dado a preciosa informação sobre o paradeiro da viatura descrita, ainda me atirou o anzol:
    - Não foi a si que vi passar a "assapar," D. Carlos I abaixo, às 3 da manhã de sexta com o carro cheio de miúdas aos berros?
    Infelizmente não era eu. :-(

    ResponderEliminar