sábado, 26 de junho de 2010

"ISEG et ses environs" é aqui!...

Alguns perguntarão o porquê do título deste blogue: "ISEG et ses environs" ("ISEG e seus arredores"). A explicação é simples mas, reconheço, algo pessoal.
"Menino e moço" e "Gémeos", o gosto pelo conhecimento e o contacto com "o outro" --- que é, até, responsável pelo meu percurso de vida pessoal e académico --- traduzia-se em viajar nos mapas e em ver os anúncios de excursões, à época realizadas principalmente de autocarro por essa Europa fora. Sobrinho de uma tia solteirona e viajada, deliciava-me a ver os seus postais de viagem e os catálogos das agências: "Paris et ses environs", "Vale du Loire et ses environs", etc., foram frases que povoaram a minha infância e juventude.

A ideia de não restringir o blogue ao ISEG e suas instalações deriva do facto de acreditar que muitos de nós e, creio, principalmente dos nossos alunos, terem um conhecimento relativamente limitado do que é a região onde se insere o Instituto. Daí que tenha decidido dar a conhecer --- ao mesmo tempo que eu próprio conhecia melhor... --- a região que abriga a nossa "casa".

Zona de forte concentração de antigos conventos (das Inglesinhas, das Francesinhas, de São Bento, das Bernardas, das Trinas, da Esperança), o ISEG está como que numa zona de charneira entre bairros de características sociológicas e económicas bem diversas como são a Madragoa vs. Lapa ou, mesmo as "Cortes"/São Bento e, um pouco mais longe, Estrela e Campo de Ourique. São estes os nossos "environs" que iremos perscrutar aqui e daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário