quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma espreitadela à casa dos vizinhos: o Palácio de São Bento


O ISEG está situado num local que antigamente estava povoado de grande número de conventos, sendo ele próprio --- a "sede" --- o Convento das Inglesinhas.
Um dos vizinhos do lado era o Convento de São Bento.

"O Palácio de São Bento tem as suas origens no primeiro mosteiro beneditino edificado em Lisboa, remontando a sua construção ao ano de 1598. Posteriores alterações significativas na sua localização original foram efectuadas por necessidade de mais espaço para albergar uma comunidade religiosa em crescimento, assim como por motivos de salubridade e desejo de maior proximidade com o núcleo urbano e seus fiéis.

Terá sido em 1615 que a Ordem escolheu o local definitivo para a instalação da irmandade dos monges de hábito negro, numa quinta adquirida a Antão Martines, onde se encontrava a Casa de Saúde para acolhimento dos pestíferos vitimados pelo surto de 1569.
O novo mosteiro de São Bento da Saúde, ou dos Negros, foi, com efeito, aí construído segundo projecto inicial de Baltasar Álvares (...)." [fonte: http://www.parlamento.pt/VisitaVirtual/Paginas/Introducao.aspx]


O "sítio" da Assembleia da República na internet permite conhecer o historial do edifício enquanto tal e da própria instituição parlamentar. Permite, nomeadamente através de um visita virtual ao edifício, conhecer melhor as características do mesmo.
Sugere-se fortemente a realização desta visita virtual.


Dois esclarecimentos complementares: a Casa de Saúde referida no texto citado (em itálico) acima destinava-se ao acolhimento e tratamento das vítimas do surto de peste negra que se verificou em Lisboa em 1569 e que terá vitimado cerca de 600 pessoas por dia.
Por outro lado, a designação do convento como sendo "dos Negros" remete para a cor preta do hábito dos frades da Ordem de São Bento, ou beneditinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário