terça-feira, 29 de junho de 2010

O nosso vizinho da frente: o Palácio do Machadinho

A preocupação em "alimentar" este blogue tem resultado num "ver com olhos de ver" o "mundo" que nos (ISEG) rodeia. Isto é particularmente verdade para o nosso "vizinho" da frente --- relativamente à entrada principal do Instituto, a da Rua do Quelhas.

Pois então não querem saber que só ao fim de 43 anos a andar por estas bandas é que fui espreitar a casa do "vizinho"? Eu sei que uma boa parte das culpas nem são minhas mas sim do facto de, principalmente depois das obras de expansão do ISEG, ele se ter virado principalmente para a sua "porta das traseiras" --- o portão do parque de estacionamento da R. Miguel Lupi --- e para a "porta lateral" --- a da R. das Francesinhas. A "porta de honra", a da Rua do Quelhas, ficou assim votada a uma quase "vã e vil tristeza" devido à sua (relativamente) pequena utilização como meio de acesso ao conjunto de edifícios do ISEG.

Quando saímos por esta a primeira visão é a de um pequeno jardim que, contrariamente ao que se poderia pensar, não é da entrada principal da casa do "vizinho" mas sim a porta do seu quintal.
A entrada principal da casa está na Rua do Machadinho, que começa à direita (para quem desce) da esquina em que a Rua do Quelhas "vira" para a Rua das Francesinhas.



Este palácio, que alberga actualmente os serviços de acção social da Câmara Municipal de Lisboa, é o resultado de uma profunda remodelação que lhe foi introduzida na segunda metade do séc. XVIII por José Machado Pinto, então fidalgo da casa real (Fonte: ver aqui). 

Placa no exterior da porta principal

Porta principal do Palácio do Machadinho

O palácio, onde viveu o poeta António Feliciano de Castilho, foi escohido pela Câmara de Lisboa para integrar um grupo de outros palácios que ela tem mas que pretende vender para transformar em (pequenos) "hotéis de charme".




À opção não será estranha, como se salienta no documento acima da própria CML, o facto de ele ter no seu interior alguma riqueza em azulejos, como os retratados abaixo e que ajudam a compor a decoração da entrada do palácio.

Fonte da foto aqui

O Palácio do Machadinho é a única peça arquitectónica relevante da Rua do Machadinho, onde se situa, a qual tomou o nome (em 1805) devido à presença do palácio. Anteriormente chamava-se Rua do Arcipestre.

Bibliografia: ver aqui

1 comentário:

  1. Como pode observar, existem sempre elementos novos para acrescentar à história.
    Refiro-me aos "hotéis de charme" para o local.

    Nos anos 50 do século passado, meu pai tomou nesse espaço uma subcontratação de restauro. Embora ainda rapazote, tive ocasião de ver por dentro esse magnifico Palácio.

    Um abraço
    APS

    ResponderEliminar